Blog

10 DICAS PARA CURTIR O NATAL LUZ DE GRAMADO SEM IMPREVISTOS

10 DICAS PARA CURTIR O NATAL LUZ DE GRAMADO SEM IMPREVISTOS

Categoria: Dicas de Viagem

Ho Ho Ho. Já é Natal em Gramado! De 26 de outubro de 2017 inicia o famoso Natal Luz na cidade, que dura até 17 de janeiro de 2018. Nesse período, a cidade fica em festa, toda decorada com tema natalino, transpirando muita alegria. E para completar a brincadeira, ainda conta com uma intensa programação para crianças e adultos. É daqueles lugares para curtir com a família, que requer planejamento, pois costuma lotar, principalmente a partir de meados de novembro até depois do Reveillon. 

 

Dica nº 1: Para começar, recomendamos checar a programação oficial do Natal Luz de Gramado no site oficial do evento: www.natalluzdegramado.com.br. Dessa forma, você poderá marcar a data da viagem de acordo com os espetáculos e apresentações que deseja ir. Há uma série de atrações e as principais acontecem em dias da semana específicos, e ainda pode acontecer de não haver determinado espetáculo em determinada semana. Por isso, antes de comprar a sua passagem, entre no website oficial, pesquise, leia sobre as atrações, crie uma agenda com os seus desejos e tente conciliar com a data que pretende viajar. Saiba mais sobre a programação oficial clicando aqui.

Dica nº2: Se tiver com crianças, não perca o espetáculo “Natal pelo Mundo“, similar à “Fantástica Fábrica de Natal” do ano passado. Esse ano, conta a história de Sofia, a mesma menininha que viajava para a fábrica de brinquedos do ano passado, porém já com 30 anos e que tinha esquecido da magia do Natal. Ela volta a acreditar e reencontra seus amigos e sonhos da infância. O ingresso pode ser adquirido aqui e deve ser comprado com antecedência pois costumam esgotar semanas antes. Ficamos no meio do teatro, mas numa próxima vez, faria um esforço para pagar pelo ingresso mais caro e assistir ao espetáculo no espaço Tapete Vermelho, bem pertinho do palco, com visibilidade muito melhor para crianças. 

 

Dica nº 3: Antes de viajar, veja a previsão do tempo e esteja preparado para dias de calor intenso, e até um friozinho. Em Gramado e Canela, mesmo no verão, é comum esfriar um pouco à noite, e em dias de muita neblina, comum na região serrano do Rio Grande do Sul, esfria até mesmo de dia. E ainda é bem normal garoar, o que pode estragar a sua noite, principalmente se tiver agendado um espetáculo a céu aberto. Capa de chuva e guarda-chuva são sempre bem vindos por lá. E se estiver com bebês, leve capa também para o carrinho de bebê!

 

Dica nº4: Se quiser ir aos melhores restaurantes de Gramado, recomendo reservar com antecedência clicando aqui, principalmente nos finais de semana, quando costumam lotar. Os restaurantes La Table d’Or e Le Petit Clos ficam bem próximo do Largo da Carrieri, onde acontece o espetáculo “Natal Pelo Mundo”. Já o restaurante Bouquet Garni fica debruçado sobre o Lago Joaquina Rita Bier, onde acontece o show Nativitaten. Que tal jantar e seguir para o show ou assistir ao show e depois jantar? Uma boa pedida né?! E uma dica para quem não conseguir comprar o ingresso para o Nativitaten é fazer reserva para o jantar especial do restaurante Bouquet Garni, com vista para o lago onde acontece o show citado.

 

Dica nº5: Contratar serviço de transfer do aeroporto para gramado é fundamenta, por isso recomendamos os serviços da Vento Sul Turismo, agência oficial do Natal Luz 2017. Para os outros deslocamentos internos recomendamos os serviços da UBER, que chegou recentemente em Gramado. Caso viaje com criança, pode considerar até a possibilidade de locar um carro para o período. E além da dificuldade de se deslocar em uma cidade lotada, há inúmeras atrações para fazer nos arredores da cidade como museus e fábricas de chocolate, ou mesmo passeios para a charmosa cidade vizinha, Canela, que reserva surpresas maravilhosas para o turista. Faça a sua cotação para aluguel de carros nesse link seguro. E uma dica importante: no centro da cidade, a maioria dos locais onde é permitido estacionar são zona azul, ou seja, você terá que colocar um ticket de estacionamento no visor do seu carro para não receber uma bela multa. É preciso andar com moedas, pois as maquininhas que imprimem o bilhete só aceitam elas. À medida que você vai inserindo crédito, vai aumentando o período que o seu veículo poderá permanecer estacionado naquele local. Fique atento! Conte com nossa equipe para maiores esclarecimentos.

 

Dica nº6: Se estiver de carro, não se preocupe caso não consiga hotel bem no miolo do centro da cidade. Gramado é tão pequena, fácil de andar, e há tantas atrações fora do centro, que o carro será o seu melhor amigo por lá. Caso prefira, como falamos na dica anterior, vá de UBER. Há hotéis maravilhosos na parte alta da cidade e nos arredores, como por exemplo a Pampas Hotel Fazenda, em Canela. Ficamos lá e adoramos. Sair da confusão do centro da cidade e chegar no nosso pequeno oásis era sempre gratificante. No centro, também tem hotéis ótimos, mas geralmente são também os mais disputados e, consequentemente, os mais caros.

 

Dica nº 7: Durante o período do Natal Luz, a programação em Gramado é intensa, com cinema 4D, paradas, desfiles, concertos, shows à tarde e à noite, e além de tudo, ainda há vários passeios para fazer nos arredores da cidade. Por isso, recomendo que saia cedo para fazer os passeios fora do centro da cidade. Dessa forma, irá aproveitar melhor o seu tempo, considerando que os museus e parques normalmente encerram as suas atividades às 17horas, no mais tardar às 18horas e ainda tem as fábricas de chocolate, que normalmente fecham às 16horas. Ah…e o tempo lá passa voando, assim como os bondinhos aéreos do complexo Parques da Serra em Canela.

 

Dica nº8: Se for na primeira semana do Natal Luz, como fizemos, esteja preparado para um pouco de desorganização, e até mesmo atrações fechadas, quando deveriam estar funcionando a todo vapor. No nosso caso, o teatro ainda estava terminando de ser montado, e as apresentações programadas para aquela semana não aconteceram, o que foi bem frustrante para quem esperava participar de um dos eventos mais organizados do Brasil. Mesmo assim, diante de tantas coisas boas, não deixamos que essa falta de compromisso com o turista e profissionalismo recorrente do Brasil atrapalhasse a nossa maravilhosa viagem. É apenas um alerta, pois, afinal, também temos que estar preparados para eventuais contratempos.

 

Dica nº9: A maior dica de todas para quem vai curtir o Natal Luz em Gramado: se não acredita em Papai Noel, comece a acreditar! Deixe a magia do Natal tomar conta de você, da sua família, dos seus filhos. Alimentem o mundo da imaginação das crianças. Embarquem na fantasia. Viagem, sonham, curtam, e aproveitem esse momento único. No final, voltará para casa renovado, cheio de esperança…e quem sabe, com um presente do Papai Noel.

 

Dica nº10: Tenha sempre dinheiro vivo em mãos. Vários museus e atrações da cidade não aceitam cartão de crédito ou débito, e deixam isso bem claro!

Comentários